domingo, 21 de agosto de 2016

PASCOA EM SETEMBRO

    A Pascoa em Setembro


A pascoa para nós que moramos no hemisfério Sul deveria ser comemorada no mês de Setembro já que na verdade a pascoa é a celebração da primavera e nada tem a ver com a religião católica nem com a cristã como é pregado por muitos.
Na verdade, a pascoa como celebração religiosa e determinada como lei de Moisés no antigo testamento só deveria ser seguida pelo povo Hebreu ou povo de Israel, pois comemora a saída do povo do Egito e por isso que em sua celebração se come ervas amargas para lembrar o sofrimento e pão ázimo para lembrar o Mana do deserto.
O verdadeiro sentido da pascoa é celebrar a Deusa Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.
   Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus.
 Na Páscoa, é comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas.
Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate. No entanto, o costume não é citado na Bíblia.
Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Ishtar ou Astarte é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica.
A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada.
A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs.

È tão certa que a pascoa é a festa da primavera que sua data não é exata ela oscila de acordo com a entrada da primavera e a maioria das festas pagãs não tem data exata tipo carnaval, a única festa que me lembro com data exata e a festa do Deus sol invictos dos romanos também associado ao aniversário do deus Mitra alias o famoso Mitra é adorado até hoje com uma embalagem diferente, mas isto é outra história.
O fato é que as festas comemoradas no hemisfério norte foram trazidas para o sul com suas datas e nós a seguimos até hoje.
A festa pagã da primavera é tão importante que alterou o calendário e criou o ano bissexto, foram tirados 10 dias do calendário no ano de   1582 e isto foi feito por um papa.

Mas então porque os cristãos comemoram a pascoa?

BOM  ISTO É OUTRA HISTORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário